sábado, 20 de novembro de 2010

minha partilha para todos... Como comecei a fazer os meus workshops

Olá !!!! Sou a Simone Rodrigues Alcântara, uma professora que adora crianças, o ensino,  o profissional que trabalha com as mesmas e tudo o que esteja relacionado à infância .

É com muita alegria que eu partilho todas as actividades que fiz durante a minha docência no Brasil e em Portugal, quer seja em sala de aula ,  em oficinas pedagógicas ou em workshops, que com muita dedicação e carinho elaborei destinado a crianças, pais e a profissionais que trabalham com as mesmas.


 Vou contar para vocês como eu comecei a realizar workshops.

Quando eu trabalhei como Professora Titular de Educação infantil na Prefeitura Municipal de São Paulo, ao longo da minha docência, tive vontade de escrever e ilustrar um livro de contos infantis. Este livro teria que transmitir  a importância do respeito pelas diferenças individuais e contribuir positivamente para a inclusão.


Então, após a publicação do meu livro,  depois de 14 anos de docência, nasceu em mim, a vontade de partilhar com as profissionais que estavam em início de suas carreiras, idéias pedagógicas que pudessem contribuir positivamente com a vida de cada profissional, para além de divulgar a minha obra literária. "A CABRITINHA E OS SEUS ÓCULOS". ( no Brasil, antes do acordo ortográfico; " A Cabritinha e seu óculos").

Fui em faculdades, em cursos relacionados à Educação, partilhei músicas, versos, lenga-lengas, contei minha história de modo encenado, com o uso de fantoches... e assim aconteceu até eu chegar a realizar o meu primeiro Workshop numa reunião de Pólo em São Paulo.

Reunião de Pólo, é como se fosse um Congresso, porém só de actividades práticas, tai como, oficinas pedagógicas. Cada professor da Prefeitura Municipal de São Paulo, se inscreveu numa actividade de seu próprio interesse, e a partir daí, tive colgeas inscritos no meu WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE FANTOCHES COM MATERIAL RECICLÁVEL.

A reciclagem sempre foi um tema muito debatido no Brasil, quer seja em empresas ou em escolas. Reciclar, para além de ir de encontro aos factores económicos, contribui para a uma melhor educação e consciência ambiental.