domingo, 12 de junho de 2011

fotos de brinquedos feitos com material reciclável


Está é a minha boneca feita com fitilho, sobras de espuma, duas garrafinhas plásticas de 250ml, um garrafão de água, uma bolinha de esferovite, canetas de acetato para desenhar e sobras de diveros papéis e fitas adesivas coloridas


 Este é o famoso foguetão feito de sobras de cartolina, fita adesiva e rolo de sacos plásticos que foram encontrados em Supermercados ou frutarias.


Está é a minha cobra super colorida feita com rolos de papél higiénico e tinta guache.


Que tal uma boleia ( carona) num carro feito com pacotes de leite, fita - cola de papel e tampas de iogurte.


Upa !!! Cavalinho!!! Este foi feito de sobras de papel pardo , papelão, cartolina , cisal, rolos de sacos plásticos e uma garrafa de sumo.


este é um presonagem de sua preferência  feito com uma garrafa de água de 1l e meio amassada e pintada com tinta spray a base de água.


Vamos jogar uma peteca? Feita com papel celofane, cisal e sobras de algodão.


Um robô feito de pacote de leite.


este é um brinquedo muito usado no Brasil e acredito que em muitos lugares no mundo ... BILBOQUÊ... feito com o gargalo da garrafa plástica , rolos de papel de cozinha, fitas adesivas , foi e a tampinha de garrafa.



Jogo de argolas....


Este é um brinquedo bem colorido ... e vamos girar.. girar e fazer uma bonita coreografia..



Meu avião feito com garrafa plástica e papelão... Quem quer voar no meu avião? Não tenha medo , pois eu sei pilotar... Aperte o cinto e muita atenção !!! meu avião vai agora descolar....



Animais  criativos.

Estes brinquedos já foram confeccionados em vários ateliês de férias com crianças e em demais workshops com adultos. Foram todos  feitos com material reciclável.

Fotos do Workshop realizado no Brasil




Educadoras de Infância, Educadoras social, Profissionais na área das Ciências da Educação, Técnicas de acção educativa e professoras estiveram reunidas para partilharem novas ideias e criatividade.
nada precisa ficar perfeito e sim ser transformado e criado.


ONDE TUDO COMEÇOU... SÃO PAULO... BRASIL....

O meu primeiro Workshop, destinado a Educadores e Professores da Prefeitura Municipal de São Paulo.


Vou partilhar com vocês, antigas fotos que guardei com carinho daquele momento.

Primeiro uma dinâmica de grupo. Cantámos músicas que envolvesse a expressão corporal, como sugestão para cantar com os alunos. Fiquei feliz porque houve um bom número de colegas inscritas.

 

Em seguida... Toca a recortar garrafas plásticas, pacotes de leite e tudo aqui que normalmente jogamos no  lixo...


E recorta daqui.... E recorta dali...

O que será que vai acontecer no final ?

tchan tchan tchan tchan...!!!

Aqui está o resultado final daquela ação de formação.
Estes fantoches são utilizados em contos infantis, quer sejam dentro ou fora da sala de aula, para fins pedagógicos ou em demais apresentações teatrais.

Foi  trabalhando em escolas da periferia de São Paulo, que aprendi muito com os projetos pedagógicos em que eu participei. Foi por vezes, com pouco material pedagógico que aprendi a inventar e me tornei mais criativa. Realmente ...

 Nem sempre temos o material pedagógico e didático que queremos, mas podemos ter todo o material e recursos que inventarmos.

Com criatividade podemos inovar o nosso trabalho e despertar novos interesses nas crianças.

Workshop de construção de brinquedos com material reciclável, para profissionais da área da Educação : Clube Literário do Porto