quarta-feira, 4 de julho de 2012

O JOGO DAS FÁBULAS FEITO DE PAPELÃO

A seguir iremos ensinar a fazer um fabuloso jogo das fábulas, podendo ser adaptado a educação infantil ao ensino especial e ao 1º ciclo.

Este jogo contribui para ampliar o vocabulário infantil, trabalhar a linguagem verbal e oral, estimular a criatividade,  desenvolver da motricidade e as funções cognitivas, para além de contribuir positivamente para desenvolver o gosto e o estímulo pela leitura.

A crianças devem criar e recontar as fábula, distinguir se a história acontece no meio rural ou urbano , identificar as estações do ano e se a mesma ocorre durante o dia ou a noite.

Podem utilizar moldes de animais ou fazerem o seu próprio desenho.
O importante é aproveitar todo o espaço do papelão e depois é só encaixar, aprender e se divertir.

Este é um jogo para ser jogado em grupo ou sozinho. Eu sugiro que um integrante do grupo ou a própria criança, escreva as fábulas que vão sendo contadas a medida que vai se montando o jogo.

Como fazer passo a passo...

Primeiro seleccione quatro rectângulos grossos e médios de papelão: dois maiores e dois menores.
Cole folha branca de um lado e do outro, para fazer os desenhos.
A seguir faça dois semi-cortes nos dois rectângulos maiores, de modo que se aproveite um quadrado no meio do mesmo ( é importante observar que num rectângulo são dois semi- cortes para cima e no outro rectângulo, são dois semi- cortes para baixo).
Nos rectângulos menores, fazer um semi-corte para baixo e no outro, um semi- corte para cima, de modo que se aproveite um quadrado.

Como no exemplo a baixo:



O jogo encaixado fica assim:




Da mesma forma que  1º exemplo desenhar um animal em cada espaço



Do outro lado desenhar paisagens que se possa distinguir noite e o dia, bem como as estações do ano...

A medida que se vai inventando as fábulas, ou se recordando das mesmas... vai se montando ....
De um lado será animais.... ( um animal em cada espaço)


Atrás da figura estará sempre uma paisagem , podendo ser cidade ou campo, dia ou noite, bem como alguma estação do ano...




A criança irá enfrentar o divertido desafio de montar o seu próprio jogo e de criar a sua própria fábula .... bem como recontar as histórias já aprendidas.

Bom trabalho ... e boa aprendizagem....

Sem comentários:

Enviar um comentário