Por vezes dentro da sala de aula, só a utilização do livro , não é o suficiente para despertar a atenção das crianças. Explorar a literatura infantil por meio da dramatização, é um meio educativo muito eficaz. Após dramatizar-mos uma história , a mesma também por ser recontada e dramatizada pelos próprios alunos. A partir de então podemos utilizar o livro e trabalhar os pontos chaves que pretendemos com a aula.
A foto a cima, foi tirada, quando trabalhei enquanto docente de Educação Especial, durante a semana da leitura. Este trabalho foi realizado com alunos com e sem necessidades Educativas Especiais, numa sala do 1º ciclo em Godim- Peso da Régua.
Também tive a satisfação de poder contar histórias, num local público, como o Mar Shopping, nos Dominguinhos do Mar Shopping, em colaboração com a Empresa CATAVENTO
Gosto muito de poder colaborar ou com atelier ou com os contos de modo encenado na livraria Salta Folhinhas, entre outros locais , onde muitas crianças podem despertar e desenvolver o gosto pela leitura.
Contar histórias com o uso do avental de feltro, de fantoches ou demais estímulos visuais, pode enriquecer as aulas e contribui positivamente para a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, buscando a participação de cada aluno.
O uso do avental, marionetas, fantoches e por fim o livro, também são maneiras diversas de trabalhar histórias, quer seja na Educação Especial, 1º Ciclo ou na Educação Infantil.
apresento o meu avental de contos infantis feito com sobras de tecido e feltro.
Hoje eu apresentei a vocês o meu outro lado...
Um lado não só de actividades, jogos e brinquedos feitos com material reciclável, mas , algo que contribui para a formação educativa de cada criança. " Maneiras diversas de trabalhar e explorar a literatura infantil"...
Minha publicação ...Escrita e ilustrada por mim...
Sem comentários:
Enviar um comentário